segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

DISCURSOS


Lembrem-se de Agradecer


 

Presidente Thomas S. Monson
Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência
 
Será que agradecemos a Deus "pelo dom inefável" [II Coríntios 9:15] e as bênçãos que Ele tão abundantemente derramou sobre nós?
 

Numa terra muito distante, há muito tempo, Jesus estava viajando para Jerusalém. "Ele ( . . . ) passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; e caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou."1 No salmo 30, Davi promete: "Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre".2
O Apóstolo Paulo, em sua epístola aos coríntios, proclamou: "Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável".3 E aos tessalonicenses, ele disse: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus ( . . . )".4
Meus irmãos e irmãs, será que agradecemos a Deus "pelo dom inefável" e Suas preciosas bênçãos que Ele tão abundantemente derramou sobre nós?
Será que paramos para meditar nas palavras de Amon: "Agora, meus irmãos, vemos que Deus se lembra de todos os povos, estejam na terra em que estiverem; sim, ele conta o seu povo e suas entranhas de misericórdia cobrem toda a Terra. Ora, esta é minha alegria e minha grande gratidão; sim, darei graças a meu Deus para sempre"?5
Robert W. Woodruff, um preeminente empresário do passado, viajou pelos Estados Unidos apresentando uma palestra a que deu o título de "Curso Rápido de Relações Humanas". Em sua mensagem, ele disse que a palavra mais importante em nossa língua era: "Obrigado".
Gracias, danke, merci, em qualquer língua, o "obrigado" freqüente irá animar o espírito, ampliar o círculo de amizades e elevar-nos a um nível mais alto no caminho rumo à perfeição. Existe simplicidade e sinceridade na hora em que dizemos "obrigado".
A beleza e a eloqüência de uma expressão de gratidão é ilustrada em um artigo publicado nos jornais há alguns anos:
A polícia da cidade de Washington realizou um leilão de 100 bicicletas cujos donos não apareceram para reclamá-las. "Um dólar", disse um menino de onze anos na abertura dos lances para a primeira bicicleta. Os lances, porém, subiram bem acima desse valor. "Um dólar", repetia o menino, esperançoso, a cada vez que outra bicicleta era apresentada.
O leiloeiro, que vinha leiloando bicicletas perdidas ou roubadas havia 43 anos, percebeu que as esperanças do menino pareciam aumentar sempre que uma bicicleta de corrida era apresentada.
Restara então somente uma bicicleta de corrida. Os lances chegaram a oito dólares. "Vendido para aquele menino por nove dólares!" disse o leiloeiro. Ele tirou oito dólares de seu próprio bolso e pediu que o menino entregasse o seu dólar. O jovem reuniu todas as suas moedinhas, entregou-as ao leiloeiro, apanhou a bicicleta e começou a sair. Mas não foi muito longe. Encostou cuidadosamente a bicicleta recém-adquirida, voltou até o leiloeiro, abraçou-o com gratidão e chorou.
Quando foi a última vez em que sentimos uma gratidão tão profunda quanto a desse menino? Pode ser que as coisas que as pessoas nos tenham feito não sejam assim tão emocionantes, mas certamente existem atos de bondade que merecem nossa gratidão.
Um hino que era freqüentemente cantado na Escola Dominical em nossa juventude fez com que o espírito de gratidão fosse plantado no fundo de nossa alma:

Se da vida as vagas procelosas são,
Se com desalento julgas tudo vão,
Conta as muitas bênçãos, dize-as de uma vez
E verás, surpreso, quanto Deus já fez.
6

O astronauta Gordon Cooper, enquanto estava em órbita da Terra, há mais de 30 anos, proferiu esta bela e simples oração de agradecimento: "Pai, agradeço-Te, especialmente por ter-me permitido fazer este vôo. Obrigado pelo privilégio de estar aqui em cima, neste lugar maravilhoso, vendo todas as coisas surpreendentes e maravilhosas que Tu criaste".7
Somos gratos pelas bênçãos imensuráveis, pelos dons inestimáveis "pelos livros, pela música, pela arte e pelas grandes invenções que nos proporcionaram essas bênçãos ( . . . ); pelo riso das criancinhas; ( . . . ) pelos ( . . . ) meios de aliviar o sofrimento humano ( . . . ) e aumentar ( . . . ) o prazer de viver; ( . . . ) por todas as coisas boas e edificantes".8
O Profeta Alma admoestou: "Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizeres e ele dirigir-te-á para o bem; sim, quando te deitares à noite, repousa no Senhor, para que ele possa velar por ti em teu sono; e quando te levantares pela manhã, tem o teu coração cheio de agradecimento a Deus; e se fizeres essas coisas, serás elevado no último dia".9
Eu gostaria de mencionar três ocasiões nas quais, creio, que um sincero "obrigado" pode dar ânimo a uma pessoa deprimida, inspirar uma boa ação e fazer cair as bênçãos do céu para ajudar a resolver os problemas de nossos dias.
Em primeiro lugar, quero pedir que expressemos nossa gratidão a nossos pais pela vida, pelo cuidado, pelo sacrifício, pelo esforço de proporcionar-nos o conhecimento do plano de felicidade do Pai Celestial.
As seguintes palavras ecoam desde o Sinai em nossa consciência: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá".10
Não conheço palavras mais ternas dirigidas a um pai ou mãe do que as que foram ditas por nosso Salvador na cruz: "Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa".11
A seguir, será que nos lembramos às vezes de certa professora da escola ou da Igreja que estimulou nosso desejo de aprender, que nos inspirou a viver com honra?
Conta-se que um grupo de homens conversava a respeito das pessoas que tinham influenciado sua vida e por quem sentiam gratidão. Um deles lembrou-se de uma professora do segundo grau que lhe fizera conhecer o poeta Tennyson. Ele decidiu escrever-lhe agradecendo. Algum tempo depois, em uma caligrafia trêmula, chegou-lhe a resposta da professora:
"Meu querido Willie,
Não posso dizer-lhe o quanto a sua carta significou para mim. Estou com mais de oitenta anos, vivendo sozinha em um quartinho, fazendo minha própria comida e tão solitária quanto a última folha de outono. Talvez lhe interesse saber que lecionei por cinqüenta anos, mas você foi a primeira pessoa que me escreveu agradecendo. Sua carta chegou em uma manhã fria e clara, deixando-me mais feliz do que me sentia há muitos anos."
Temos uma eterna dívida de gratidão para com todas aquelas pessoas, tanto do passado quanto do presente, que se sacrificaram muito para que tivéssemos tanto hoje em dia.
Em terceiro lugar, quero lembrar-lhes de agradecer a seus companheiros. Os anos da adolescência podem ser tão difíceis para os próprios jovens quanto o são para os pais. É uma época bastante difícil na vida de um rapaz ou de uma moça. Todo rapaz quer fazer parte da equipe de futebol, toda moça quer ser "miss". "Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos"12 é uma frase que pode muito bem ser aplicada a essa situação.
Gostaria de contar-lhes um milagre moderno que aconteceu há aproximadamente um ano na escola Murray High School, localizada nas proximidades de Salt Lake City, em que todos foram vencedores e não houve nem um perdedor.
Um artigo de jornal destacou o evento. O artigo chamava-se "Concurso Estudantil Mostra o Verdadeiro Espírito: Os Alunos Elegem duas Moças Deficientes para Rainhas de Murray". O artigo começa assim: "Ted e Ruth Eyre fizeram o que quaisquer pais teriam feito. Quando sua filha, Shellie, tornou-se uma das finalistas do concurso para rainha da Murray High School, eles a aconselharam a ter espírito esportivo caso não ganhasse. Explicaram que apenas uma das dez candidatas seria eleita rainha. ( . . . ) Quando, porém, os representantes do corpo discente coroaram a [rainha] da escola no ginásio da escola na quinta-feira à noite, o que Shellie Eyre sentiu foi aceitação. A formanda de 17 anos, que nasceu com síndrome de Down, foi escolhida por seus colegas como a rainha do ano. ( . . . ) Quando Ted Eyre acompanhou a filha até o ginásio para a apresentação das candidatas, todos os presentes manifestaram-se com gritos e aplausos ensurdecedores. Pai e filha foram aplaudidos de pé".
As damas de honra de Shellie também foram muito aplaudidas, entre as quais estava April Perschon, que tinha deficiências físicas e mentais decorrentes de uma hemorragia cerebral que sofrera aos dez anos de idade.
Quando os aplausos cessaram, a vice-diretora da escola, Glo Merrill, disse: "'Nesta noite ( . . . ) os alunos votaram na beleza interior'. ( . . . ) Visivelmente tocados, os pais, os administradores da escola e os alunos choraram abertamente. Uma das alunas disse: 'Estou tão feliz. Chorei quando elas entraram. Acho que a Murray High é maravilhosa por fazer algo assim'".13
Expresso meu sincero "obrigado" a todos os que fizeram dessa noite uma ocasião memorável. Parece-me oportuno citar as palavras do poeta escocês James Barrie: "Deus deu-nos as lembranças, para que tenhamos as rosas de verão no inverno de nossa vida".
Em agosto deste ano, ocorreu uma tragédia no condado de Salt Lake. Ela foi noticiada na imprensa local e nacional. Cinco lindas meninas, muito jovens, vibrantes e carinhosas, brincando de esconder, como as crianças geralmente o fazem, entraram no porta-malas do carro da família. A tampa do porta-malas se fechou e elas não conseguiram mais sair. Todas morreram por exposição excessiva ao calor.
Toda a comunidade mostrou-se extremamente carinhosa, atenciosa e prestativa em relação ao falecimento de Alisha, Ashley, McKell, Audrey e Jaesha. Eles enviaram flores e alimentos, telefonaram, visitaram-nos e oraram.
No domingo seguinte ao trágico acontecimento, longas filas de carros, cheios de pessoas contristadas, passaram lentamente na frente da casa da família Smith, que foi o local do acidente. A irmã Monson e eu quisemos estar entre os que expressaram condolências dessa maneira. Ao passarmos pelo local, sentimos que pisávamos em solo sagrado. Passamos lentamente pela rua. Era como se houvesse um sinal de trânsito visível com os dizeres: "Devagar. crianças brincando". Nossos olhos encheram-se de lágrimas e nosso coração, de compaixão.
No funeral, bem como na noite anterior, milhares passaram ao lado dos caixões e expressaram seu apoio aos pais e avós angustiados. Em duas das três famílias, as crianças mortas eram todas as que havia na família.
Freqüentemente a morte vem como intrusa. É como uma inimiga que aparece de repente no meio da festa da vida, apagando as luzes e acabando com a alegria. Ela visita os idosos que caminham com dificuldade. Seu chamado chega aos que mal chegaram à metade da jornada da vida e muitas vezes cala o riso das criancinhas.
No serviço fúnebre daqueles cinco anjinhos, aconselhei: "Existe uma frase que deve ser apagada de sua mente e não deve ser proferida. É a frase: 'se ao menos'. Ela de nada ajuda e não contribui para o espírito de consolo e paz. Em vez disso, lembrem-se das palavras encontradas em Provérbios:
'Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas'".14
Antes de fechar os caixões, percebi que cada uma das crianças tinha nas mãos o seu brinquedo favorito, ao qual estava abraçada. Lembrei-me das palavras do poeta Eugene Field:

O cachorrinho de brinquedo está coberto de poeira,
Mas continua firme e inflexível;
E o soldadinho de brinquedo está todo enferrujado,
Segurando seu mosquete cheio de bolor.
Houve época em que o cachorrinho era novo,
E o soldadinho estava em sua melhor forma;
Foi quando o nosso pobre menininho
Beijou-os e os colocou ali.
"Não saiam daí enquanto eu não voltar", disse ele,
"E não façam nenhum barulho!"
E, correndo para a sua caminha,
Sonhou com seus lindos brinquedos.
E enquanto estava sonhando, a canção de um anjo
Acordou nosso pobre menininho,
Oh, os anos são muitos, os anos são longos,
Mas os amiguinhos permanecem fiéis.

Permanecem fiéis ao pobre menininho
Cada um no seu lugar de sempre,
Esperando o toque daquela mãozinha,
O sorriso daquele rostinho.
E perguntam-se, durante todos esses anos de espera,
Naquela cadeirinha empoeirada,
"O que aconteceu com nosso pobre menininho
Desde que nos beijou e colocou aqui?"
15

Talvez o cachorrinho de brinquedo e o soldadinho se perguntem, mas Deus, em Sua infinita misericórdia, não deixou os entes queridos dolorosamente sem resposta. Ele revelou-nos a verdade. Ele irá inspirar-nos a buscá-Lo e irá tomar-nos em Seus braços. Jesus prometeu a todos os que choram: "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós".16
Existe uma única fonte da paz verdadeira. Tenho certeza absoluta que o Senhor, que percebe quando um pardal cai ao solo, olha com compaixão para aqueles que tiveram que se separar de seus filhos preciosos, mesmo que tenha sido apenas temporariamente. O mundo necessita desesperadamente dos dons de consolo e paz, e Jesus, por meio de Sua expiação, concedeu-os a todos.
O Profeta Joseph Smith proferiu estas palavras inspiradas de revelação e consolo: "Todas as crianças que morrem antes de chegar à idade da responsabilidade são salvas no reino celestial".1718 Esse é o bálsamo de Gileade para aqueles que choram, que perderam seus filhos amados e preciosos. "A mãe [e o pai] que enterrar seu[s] filhinho[s], sendo privada do privilégio, alegria e satisfação de criá-los até que se tornem homens e mulheres adultos neste mundo, terá a alegria, satisfação e prazer muito maiores do que seria possível na mortalidade de ver [seus] filho[s] crescerem até a plena estatura de seu espírito, após a ressurreição".
O salmista deu-nos o seguinte consolo: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".19
O Senhor disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize ( . . . ) Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar ( . . . ) para que onde eu estiver estejais vós também".20
Expresso minha profunda gratidão ao bom Pai Celestial que deu a vocês, a mim e a todos os que sinceramente O buscam o conhecimento de que a morte não é o fim de tudo; que Seu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, morreu para que pudéssemos viver. Existem templos do Senhor em muitos países. Os convênios sagrados estão sendo realizados. A glória celestial aguarda os que forem obedientes. As famílias podem ser reunidas para sempre.
O Mestre convida a todos: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos; e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas".21
Que todos assim o façamos, é minha humilde oração de agradecimento, em nome de Jesus Cristo. Amém.






“Felizes para Sempre”



Presidente Dieter F. Uchtdorf
Segundo Conselheiro na Primeira Presidência

 

O Pai Celestial oferece-lhes a maior dádiva imaginável — a vida eterna — e a oportunidade e a bênção infinita de ter seu próprio final, do tipo “felizes para sempre”.

Minhas queridas e jovens irmãs do mundo inteiro, sinto-me grato e honrado por estar com vocês hoje. O Presidente Thomas S. Monson e todos os líderes da Igreja amam vocês; nós oramos por vocês e nos regozijamos com sua fidelidade.
Ao longo dos anos, tive contato com muitos idiomas bonitos, cada um deles fascinante e notável. Cada um com seu charme particular. Mas, por mais diferentes que sejam, esses idiomas geralmente têm coisas em comum. Por exemplo: em quase todos os idiomas existe uma frase que talvez seja a mais mágica e cheia de promessas do que tudo no mundo. Essa frase é: “Era uma vez”.
Não são palavras maravilhosas para iniciar uma história? “Era uma vez” promete algo: uma história de aventura e romance, uma história de príncipes e princesas. Pode incluir exemplos de coragem, de esperança e de amor eterno. Em muitas dessas histórias, a bondade vence a maldade e o bem vence o mal. Mas, talvez acima de tudo, adoro quando viramos a última página e lemos as últimas linhas, e vemos estas palavras encantadoras: “E viveram felizes para sempre”.
Não é isso que todos desejamos? Ser heróis e heroínas em nossa própria história, triunfar sobre a adversidade, desfrutar a vida em toda sua beleza e, no final, viver felizes para sempre?
Quero hoje chamar sua atenção para algo muito significativo e extraordinário. Na primeira página de seu livreto Progresso Pessoal, vocês encontrarão estas palavras: “Você é uma filha amada do Pai Celestial, preparada para vir à Terra especialmente nesta época para um propósito glorioso e sagrado”.1
Irmãs, essas palavras são verdadeiras! Não foram inventadas num conto de fadas! Não é extraordinário saber que nosso Eterno Pai Celestial conhece vocês, ouve vocês, zela por sua vida e as ama com infinito amor? Na verdade, o amor que Ele tem por vocês é tão grande que Ele lhes concedeu esta vida terrena como uma dádiva preciosa, do tipo “era uma vez”, completa com sua própria história verídica de aventura, provações e oportunidades para grandeza, nobreza, coragem e amor. E o mais glorioso de tudo, Ele lhes ofereceu uma dádiva sem preço, que está além de nossa compreensão. O Pai Celestial oferece-lhes a maior dádiva imaginável — a vida eterna — e a oportunidade e a bênção infinita de ter seu próprio final, do tipo “felizes para sempre”.
Mas essa bênção tem um preço. Não é dada simplesmente porque você a deseja. Ela vem por meio da compreensão de quem você é e em que precisa se tornar para ser digna dela.

As Provações Fazem Parte da Jornada

Pense por um momento em seu conto de fadas preferido. Nessa história, a personagem principal pode ser uma princesa ou uma camponesa. Pode ser uma sereia ou uma fazendeira, uma governante ou uma serva. Você verá uma coisa que todas têm em comum: elas precisam vencer a adversidade.
Cinderela teve de suportar a madrasta e as irmãs malvadas. Foi obrigada a sofrer longas horas de servidão e zombaria.
Na “Bela e a Fera”, Bela se torna prisioneira de uma fera pavorosa para salvar o pai. Ela sacrifica seu lar e sua família, tudo o que lhe era querido, para passar vários meses no castelo da fera.
No conto “Rumpelstiltskin”, um pobre moleiro garante ao rei que sua filha pode fiar palha e transformá-la em ouro. O rei imediatamente manda buscar a moça e a aprisiona em um quarto com um monte de palha e uma roca de fiar. Mais tarde, na história, ela enfrenta o perigo de perder seu primogênito, a menos que consiga adivinhar o nome da criatura mágica que a ajudou naquela tarefa impossível.
Em cada uma dessas histórias, Cinderela, Bela e a filha do moleiro tiveram experiências tristes e provações antes de chegar a seu “felizes para sempre”. Pense nisso. Já houve alguém que não teve de passar por seu próprio vale sombrio de tentações, provações e tristezas?
Entre o “era uma vez” e o “felizes para sempre”, todas tiveram de passar por grandes adversidades. Por que precisamos vivenciar tristezas e tragédias? Por que não podemos simplesmente viver em paz e serenidade, com todos os dias cheios de maravilhas, alegria e amor?
As escrituras nos dizem que é necessário que haja uma oposição em todas as coisas porque sem isso não poderíamos discernir o doce do amargo.2 Será que a maratonista sentiria o triunfo de terminar a corrida, se não tivesse sentido a dor de horas de esforço sem limites? Será que a pianista sentiria a alegria de dominar uma sonata difícil sem as árduas horas de prática?
Tanto nas histórias quanto na vida, a adversidade nos ensina coisas que não poderíamos aprender de outra forma. A adversidade nos ajuda a desenvolver uma profundidade de caráter que não adquiriríamos de nenhuma outra maneira. Portanto, nosso amoroso Pai Celestial nos colocou em um mundo cheio de desafios e provações para que, por meio da oposição, possamos aprender sabedoria, tornar-nos mais fortes e sentir alegria.
Gostaria de contar-lhes uma experiência pessoal que tive quando era adolescente e nossa família frequentava a Igreja em Frankfurt, Alemanha.
Certo domingo, os missionários trouxeram uma nova família que eu não conhecia para nossas reuniões. Era uma mãe com duas belas filhas. Achei que aqueles missionários estavam fazendo um trabalho excelente.
Em particular, chamou-me a atenção uma das filhas, que tinha lindos cabelos escuros e grandes olhos castanhos. O nome dela era Harriet, e acho que me apaixonei assim que a vi pela primeira vez. Infelizmente, aquela bela moça não parecia sentir o mesmo por mim. Havia muitos rapazes que queriam cortejá-la, e comecei a duvidar se algum dia ela me consideraria mais do que um simples amigo. Mas isso não me deteve. Procurei maneiras de estar onde ela estava. Quando distribuía o sacramento, eu ficava no lugar certo para que fosse eu a levar o sacramento para ela.
Quando havia atividades especiais na Igreja, eu ia de bicicleta até a casa da Harriet e tocava a campainha. Geralmente era a mãe dela que atendia. Na verdade, ela abria a janela da cozinha de seu apartamento no quarto andar e perguntava o que eu queria. Eu perguntava se Harriet gostaria de uma carona até a Igreja em minha bicicleta. A mãe da Harriet dizia: “Não, ela vai mais tarde, mas eu ficaria muito feliz de ir à Igreja com você na sua bicicleta”. Não era exatamente o que eu tinha em mente, mas como poderia recusar?
Então, íamos até a Igreja de bicicleta. Devo admitir que eu tinha uma bicicleta muito impressionante. A mãe da Harriet sentava-se no quadro da bicicleta, a minha frente, e eu tentava ser o mais elegante chofer de bicicleta a trafegar pelas ruas irregulares de paralelepípedos.
O tempo passou, e enquanto a bela Harriet era cortejada por muitos outros rapazes, parecia-me que eu nunca teria uma chance com ela.
Fiquei decepcionado? Claro que sim.
Senti-me derrotado? Claro que não!
Na verdade, ao recordar o que aconteceu, dou-me conta de que não era sacrifício algum ter um bom relacionamento com a mãe da garota de meus sonhos.
Anos mais tarde, depois que terminei meu treinamento como piloto de caça na força aérea, testemunhei um milagre moderno ao ouvir a resposta da Harriet a meu insistente cortejo. Certo dia, ela disse: “Dieter, você amadureceu muito nestes últimos anos”.
Agi rapidamente então, e em poucos meses, estava casado com a mulher que havia amado desde a primeira vez que a vi. O processo não foi fácil — houve momentos de sofrimento e desespero — mas, por fim, minha felicidade era completa e ainda é, agora mais ainda.
Minhas jovens irmãs, vocês precisam saber que terão de enfrentar as próprias adversidades. Ninguém está livre disso. Vocês vão sofrer, vão ser tentadas e vão cometer erros. Aprenderão por si mesmas o que toda heroína aprende: é vencendo desafios que crescemos e nos fortalecemos.
É sua reação à adversidade — e não a adversidade propriamente dita — que determina como a sua história de vida vai-se desenvolver.
Há algumas entre vocês que, embora jovens, já sofreram uma medida completa de angústia e dor. Meu coração se enche de compaixão e amor por vocês. Vocês são muito queridas na Igreja. São muito amadas por seu Pai Celestial. Embora possam achar-se solitárias, há anjos cuidando de vocês. Embora sintam que ninguém compreende a intensidade de seu desespero, nosso Salvador Jesus Cristo compreende. Ele sofreu mais do que podemos imaginar, e fez isso por nós. Fez isso por vocês. Vocês não estão sozinhas.
Se sentirem que o fardo é pesado demais, elevem o coração ao Pai Celestial, e Ele vai sustê-las e abençoá-las. Ele diz a vocês o mesmo que disse a Joseph Smith: “[Sua] adversidade e [suas] aflições não durarão mais que um momento; e então, se [vocês as suportarem] bem, Deus [as] exaltará no alto”.3
Suportar a adversidade não é a única coisa que precisam fazer para ter uma vida feliz. Repito — a maneira como vocês reagem à adversidade e à tentação é um fator vital para determinar se chegarão a seu próprio “felizes para sempre”.

Permaneçam Fiéis ao que Sabem Ser Certo

Irmãs, jovens irmãs, amadas e jovens irmãs, permaneçam fiéis ao que sabem ser certo. Em todo lugar para onde olharem, vocês encontrarão promessas de felicidade. As propagandas das revistas lhes prometem felicidade total, se vocês comprarem determinada roupa, xampu ou maquiagem. Algumas produções da mídia cobrem de glamour pessoas que adotam um estilo de vida perverso ou que se entregam a instintos vis. Com frequência, essas mesmas pessoas são retratadas como modelo de sucesso e realização.
Num mundo em que o mal é retratado como bem, e o bem como mal, às vezes é difícil identificar a verdade. De certa forma, é quase igual ao dilema da Chapeuzinho Vermelho: você não sabe ao certo o que está vendo, se é a vovozinha querida ou um lobo perigoso.
Passei muitos anos em cabines de avião. Minha tarefa era levar um grande jato em segurança de qualquer parte do mundo para o destino desejado. Eu sabia com certeza que, se quisesse viajar de Nova York para Roma, teria de voar para o leste. Se alguém me dissesse que eu teria que voar para o sul, eu sabia que não havia verdade em suas palavras. Eu não confiaria nele, porque saberia por mim mesmo. Por mais que tentassem me persuadir, bajular, subornar ou ameaçar, nada me convenceria de que eu chegaria a meu destino voando para o sul, porque eu sabia.
Todos buscamos a felicidade e tentamos encontrar nosso próprio “felizes para sempre”. A verdade é que Deus sabe como podemos chegar lá! E Ele fez um mapa para vocês. Ele sabe o caminho. Ele é seu amado Pai Celestial e quer seu bem e sua felicidade. Ele deseja, com todo o amor de um Pai perfeito e puro, que vocês cheguem a seu destino sublime. O mapa está ao alcance de todos. Ele fornece orientações claras, sobre o que fazer e para onde ir, a todas as pessoas que se esforçam para achegar-se a Cristo e “servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares”.4 Tudo o que vocês precisam fazer é confiar no Pai Celestial, confiar Nele o suficiente para seguir Seu plano.
Entretanto, nem todas seguem o mapa. Pode ser que olhem para ele. Podem até achá-lo razoável ou mesmo verdadeiro. Mas não seguem as orientações divinas. Muitas pessoas acreditam que qualquer estrada as levará até um final do tipo “felizes para sempre”. Algumas até ficam zangadas quando outras que conhecem o caminho procuram ajudá-las e informá-las. Elas acham que esse conselho é ultrapassado, irrelevante, distante da vida moderna.
Irmãs, essas pessoas estão erradas.

O Evangelho É o Caminho para o “Felizes para Sempre”

Entendo que, às vezes, algumas pessoas se perguntem por que frequentam as reuniões da Igreja ou por que é tão importante ler regularmente as escrituras ou orar diariamente a nosso Pai Celestial. Eis a minha resposta: vocês fazem essas coisas porque elas são parte do caminho que Deus preparou para vocês. E esse caminho vai levá-las para seu destino, onde serão “felizes para sempre”.
“Felizes para sempre” não é algo que só se encontra nos contos de fadas. Vocês podem conseguir isso! Está a seu alcance! Mas vocês precisam seguir o mapa de seu Pai Celestial.
Irmãs, por favor, abracem o evangelho de Jesus Cristo! Aprendam a amar seu Pai Celestial de todo o coração, poder e mente. Encham a alma de virtude e amem as coisas boas. Esforcem-se sempre para fazer aflorar o que há de melhor em vocês e nos outros.
Aprendam a aceitar e aplicar os valores das Moças. Vivam os padrões de Para o Vigor da Juventude. Esses padrões vão guiá-las e orientá-las para alcançarem seu “felizes para sempre”. O cumprimento desses padrões vai prepará-las para fazer convênios sagrados no templo e estabelecer seu próprio legado de bondade em sua vida pessoal. “[Permaneçam] em lugares santos e não [sejam movidas]”5 quaisquer que forem as tentações ou dificuldades. Prometo-lhes que as gerações futuras serão gratas a vocês e louvarão seu nome devido a sua coragem e a sua fidelidade nesta época crucial de sua vida.
Minhas queridas jovens irmãs, a vocês que defendem a verdade e a retidão, que procuram as coisas boas e virtuosas, que entraram nas águas do batismo e que seguem os caminhos do Senhor, nosso Pai Celestial prometeu que “subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.6 Vocês “não [serão enganadas]”.7 Deus vai abençoá-las e fazê-las prosperar.8 “As portas do inferno não prevalecerão contra vós (…) e o Senhor Deus afastará de vós os poderes das trevas e fará tremerem os céus para o vosso bem e para a glória de seu nome.”9
Irmãs, amamos vocês. Oramos por vocês. Sejam fortes e tenham bom ânimo. Vocês são realmente nobres filhas espirituais do Deus Todo-Poderoso. São princesas, destinadas a tornarem-se rainhas. Sua própria história maravilhosa já começou. O seu “Era uma vez”é agora.
Como Apóstolo do Senhor Jesus Cristo, deixo com vocês minha bênção e a promessa de que, se aceitarem e viverem esses valores e princípios do evangelho restaurado de Jesus Cristo, “[estarão] preparadas para fortalecer o lar e a família, fazer e guardar convênios sagrados, receber as ordenanças do templo e desfrutar as bênçãos da exaltação”.10 E dia virá em que abrirão as últimas páginas de sua história gloriosa e ali lerão e sentirão o cumprimento dessas palavras abençoadas e maravilhosas: “E viveram felizes para sempre”. Disso presto testemunho, no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

1. Progresso Pessoal: livreto, 2009, p. 1.
2. Ver 2 Néfi 2:11, 15.
3. Doutrina e Convênios 121:7–8.
4. Mosias 18:9.
5. Doutrina e Convênios 87:8.
6. Isaías 40:31.
7. JST — Matthew 1:37.
8. Ver Mosias 2:22–24.
9. Doutrina e Convênios 21:6.
10. Progresso Pessoal, p. 3.



Lembrem-se de Quem São!

 

Elaine S. Dalton
Presidente Geral das Moças
 
 


"Não há visão mais bela do que uma moça que brilha com a luz do Espírito, que é confiante e corajosa porque é virtuosa."

Elaine S. DaltonSomos filhas de nosso Pai Celestial. Ele nos ama, e nós O amamos.1 Sinto-me humilde e grata por estar na presença de vocês. O Senhor me abençoou com uma compreensão muito clara de quem vocês são e do motivo por que estão aqui na Terra, nesta época. O Senhor as ama, e sei que vocês O amam. Isso é visível em seu semblante, em seu recato, em seu desejo de escolher o certo e em seu compromisso de permanecer virtuosas e puras.
Juntas, compartilhamos muitos momentos espirituais especiais. Prestamos testemunho nos acampamentos ao redor da fogueira, nas capelas e nos serões. Fomos aquecidas pela chama de nossa fé. Subimos montanhas e desfraldamos estandartes dourados — desde o Brasil até Bountiful — que significavam o compromisso que temos gravado no coração de permanecer virtuosas e de ser sempre dignas de entrar no templo. Oramos, lemos o Livro de Mórmon e sorrimos todos os dias, e estamos trabalhando com nossas mães, avós e líderes em nosso Progresso Pessoal. E isso é apenas o começo!
Esta é uma época magnífica para viver na Terra e ser uma moça. Nossa visão ainda é a mesma. É a de sermos dignas de fazer e cumprir convênios sagrados e de receber as ordenanças do templo. Essa é nossa meta sublime. Por isso vamos continuar a liderar o mundo num retorno à virtude — um retorno à castidade e à pureza moral. Vamos continuar a fazer tudo o que pudermos para ajudar-nos mutuamente a “[permanecer] em lugares santos”2 e a receber e reconhecer o Espírito Santo e a confiar Nele.
Continuaremos a falar de Cristo, regozijar-nos em Cristo, para que todas saibamos em que fonte buscar a remissão de nossos pecados.3 E, sim, continuaremos a permanecer firmes, não importa quão grandes tempestades nos açoitem, porque sabemos e testificamos que “é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que [devemos] construir os [nossos] alicerces (…) um alicerce seguro [sobre o qual edificaremos para não cair]”.4
O conselho do Senhor a Josué é o mesmo para vocês hoje, “jovens de nobre estirpe”5: “Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.6 Vocês não estão sozinhas! Ainda que sejam a única pessoa membro da Igreja em sua escola ou em seu grupo de amigos, ou mesmo em sua família, vocês não estão sozinhas. Vocês podem confiar na força do Senhor. Como Josué disse aos israelitas: “Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”.7 Essa foi a conclamação de Josué para um retorno à virtude, e o mesmo é solicitado a nós hoje em dia. Simplesmente não podemos realizar o trabalho que foi reservado e preparado para nós, a menos que tenhamos acesso à força e à confiança que advêm de uma vida virtuosa.
Vocês são moças de grande fé. Trouxeram essa fé consigo quando vieram para a Terra. Alma nos ensina que, na esfera pré-mortal, vocês manifestaram “grande fé e (…) boas obras”.8 Lutaram com fé e testemunho para defender o plano apresentado por Deus. Sabiam que o plano era bom e sabiam que o Salvador iria fazer o que Ele disse que faria, porque vocês O conheciam! Ficaram ao lado Dele e ansiaram por esta oportunidade de vir à Terra. Sabiam o que seria exigido de vocês. Sabiam que seria difícil, mas tinham confiança de que não apenas cumpririam sua missão divina, mas também poderiam fazer uma grande diferença neste mundo. Vocês são “espíritos preciosos que foram reservados para nascer na plenitude dos tempos a fim de participar no estabelecimento dos alicerces da grande obra dos últimos dias, incluindo a construção de templos e a realização, neles, de ordenanças (…)”.9
E agora vocês estão aqui para fazer aquilo para o qual foram reservadas e preparadas. Ao olhar para vocês hoje, pergunto-me se não seria essa a aparência das namoradas dos jovens guerreiros de Helamã! Não admira que Satanás tenha aumentado a intensidade de seus ataques contra sua identidade e virtude. Se ele conseguir fazer com que vocês fiquem desalentadas, desanimadas, distraídas, impedidas ou desqualificadas para receber a orientação do Espírito Santo ou para entrar no templo sagrado do Senhor, ele vence.
Moças da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, lembrem-se de quem são! Vocês são eleitas! São filhas de Deus! Vocês não podem ser uma geração de moças que se contenta em fazer parte da turma. Precisam ter a coragem de sobressair-se e de erguer-se e brilhar, “para que vossa luz seja um estandarte para as nações”.10 O mundo quer que vocês acreditem que não são importantes — que estão ultrapassadas ou alienadas. O mundo as incentiva de modo insistente e espalhafatoso a “viver a vida”, “tentar de tudo”, “experimentar e ser feliz”. Por outro lado, o Espírito Santo sussurra e o Senhor as convida a “[andar] nos caminhos da virtude (…) deixar as coisas deste mundo (…) e [apegar-se] aos [seus] convênios”.11
Sempre gostei muito da história do filho do rei Luis XVI da França porque ele tinha uma consciência inabalável de sua identidade. Quando jovem, foi raptado por homens maus que haviam destronado seu pai, o rei. Aqueles homens sabiam que se conseguissem destruí-lo moralmente, ele deixaria de ser herdeiro do trono. Durante seis meses, expuseram-no a todos os vícios que a vida tinha a oferecer, mas ele nunca cedeu à pressão. Isso deixou seus captores intrigados, e depois de fazerem tudo o que puderam imaginar, perguntaram-lhe o motivo de tamanha força moral. Sua resposta foi simples. Ele disse: “Não posso fazer o que me pedem, porque nasci para ser rei”.12
Tal como o filho do rei, cada uma de vocês herdou um legado real. Cada uma de vocês tem uma herança divina. “Vocês são literalmente as filhas reais de nosso Pai Celestial”.13 Cada uma de vocês nasceu para ser rainha.
Quando eu frequentava a Universidade Brigham Young, aprendi o que realmente significa ser rainha. Foi-me dada a oportunidade especial, juntamente com um pequeno grupo de alunas, de conhecer o profeta, o Presidente David O. McKay. Disseram-me que vestisse minha melhor roupa e estivesse pronta para viajar bem cedo pela manhã até Huntsville, Utah, onde o profeta morava. Jamais me esquecerei da experiência que tive. Assim que entramos na casa, senti o espírito que estava fortemente presente ali. Sentamo-nos ao redor do profeta em sua sala de estar. O Presidente McKay vestia um paletó branco e a seu lado sentava-se sua esposa. Ele pediu que cada uma de nós se apresentasse e contasse um pouco a respeito de si. Quando chegou minha vez, ele estendeu a mão e segurou a minha; e, enquanto eu lhe contava algo sobre minha vida e minha família, fitou-me profundamente nos olhos.
Depois que terminamos, ele se reclinou na poltrona e estendeu a mão para a esposa e disse: “Agora, minhas jovens, quero que conheçam a minha rainha”. Ali sentada a seu lado estava sua esposa, Emma Ray McKay. Embora não usasse uma coroa de brilhantes nem estivesse num trono, eu sabia que ela era uma verdadeira rainha. Seu cabelo branco era sua coroa e seus olhos puros reluziam como joias. Enquanto o Presidente e a irmã McKay falavam de sua família e de sua vida juntos, suas mãos entrelaçadas expressavam muito a respeito de seu amor. O rosto deles irradiava alegria. Sua beleza não podia ser adquirida por preço algum. Era resultado de anos de busca dos melhores dons, de boa educação, de conhecimento pelo estudo e também pela fé. Era fruto de ter trabalhado arduamente por muitos anos, suportando com fé as provações, com otimismo, confiança, força e coragem. Vinha de sua inabalável devoção e fidelidade ao marido, à família e ao Senhor.
Naquele dia de outono em Huntsville, Utah, minha identidade divina foi-me lembrada e aprendi o que hoje chamo de “beleza profunda”, o tipo de beleza que brilha de dentro para fora. É um tipo de beleza que não pode ser retratado em uma pintura nem criado cirurgicamente ou adquirido. É o tipo de beleza que não é removido. É uma beleza espiritual. A beleza profunda emana da virtude. É a beleza de ser casta e moralmente limpa. É o tipo de beleza que vemos nos olhos de mulheres virtuosas como a mãe e a avó de vocês. É uma beleza que é conquistada pela fé, pelo arrependimento e cumprimento dos convênios.
O mundo coloca excessiva ênfase na beleza física e faz com que vocês acreditem que devem parecer como o ilusório modelo de uma capa de revista. O Senhor quer dizer-lhes que cada uma de vocês tem uma beleza própria. Se forem virtuosas, castas e moralmente limpas, sua beleza interna brilhará em seus olhos e em seu rosto. Meu avô costumava dizer: “Se vives próxima de Deus e de Sua infinita graça, não é preciso me dizer, porque teu rosto revela”.14 Se forem dignas da companhia do Espírito Santo, terão confiança e sua beleza interna brilhará intensamente. Portanto, “que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus; e (…) o Espírito Santo será teu companheiro constante”.15
Fomos ensinadas que “o dom do Espírito Santo (…) vivifica todas as faculdades intelectuais, aumenta, amplia, expande e purifica todas as paixões e afetos naturais (…) e inspira a virtude, a bondade, a gentileza, a ternura, a docilidade e a caridade. Ele desenvolve a beleza da pessoa, tanto na forma quanto nas características”.16 Esse sim, é o grande segredo da beleza! Essa é a beleza que vi na casa de um profeta. Naquele dia, aprendi que a beleza que vi na irmã McKay era o tipo de beleza que realmente importa e o único que permanece.
Alma faz uma pergunta pungente para cada uma de nós ponderar: “Haveis recebido sua imagem em vosso semblante?” 17
Recentemente, um grupo de moças visitou meu escritório. No final da visita, uma moça me confidenciou entre lágrimas: “Nunca me achei bonita. Sempre senti que era muito sem graça; mas hoje, ao passar pelo espelho de seu escritório e dar uma olhada, vi que era linda!” Ela era linda porque o rosto dela brilhava com o Espírito. Ela se viu como nosso Pai Celestial a vê. Ela havia recebido Sua imagem em seu semblante. Essa é a “beleza profunda”.
Moças, olhem-se no espelho da eternidade. Lembrem-se de quem vocês são. Vejam-se como nosso Pai Celestial as vê. Vocês são eleitas. São de nobre estirpe. Não comprometam sua herança divina. Vocês nasceram para ser rainhas. Vivam de maneira a serem dignas de entrar no templo e lá receber “tudo o que [o] Pai possui”.18 Desenvolvam a beleza profunda. Não há visão mais bela do que uma moça que brilha com a luz do Espírito, que é confiante e corajosa porque é virtuosa.
Lembrem-se: vocês são filhas de nosso Pai Celestial. Ele as ama tanto que enviou Seu Filho para mostrar-lhes o caminho que devem trilhar para que voltem à presença Dele um dia. Testifico que, ao se achegarem ao Salvador, Sua infinita Expiação lhes possibilitará arrepender-se, mudar, ser puras e receber Sua imagem em seu semblante. A Expiação lhes possibilitará ser fortes e corajosas ao erguerem seu estandarte da virtude. Vocês são de ouro! Vocês são esse estandarte!
Encerrarei o discurso com as palavras do Senhor a cada uma de Suas filhas preciosas: “Eis que (…) és uma mulher eleita, a quem chamei.”19 “[Anda] nos caminhos da virtude (…) [deixa] as coisas [do] mundo. (…) Apega-te aos convênios que fizeste. (…) Guarda meus mandamentos continuamente e receberás uma coroa de retidão”.20 Disso presto testemunho, no sagrado nome de nosso Salvador Jesus Cristo. Amém.

Notas

1. Ver “Tema das Moças”, Progresso Pessoal, livreto, 2009, p. 3.
2. Doutrina e Convênios 87:8.
3. Ver 2 Néfi 25:26.
4. Helamã 5:12.
5. “Constantes Qual Firmes Montanhas”, Hinos, no 184.
6. Josué 1:9.
7. Josué 3:5; ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Santificação”; em inglês: scriptures.lds.org.
8. Alma 13:3.
9. Doutrina e Convênios 138:53–54.
10. Doutrina e Convênios 115:5.
11. Doutrina e Convênios 25:2, 10, 13.
12. Ver Vaughn J. Featherstone, “The King’s Son”, New Era, novembro de 1975, p. 35.
13. Ezra Taft Benson, “To the Young Women of the Church”, Ensign, novembro de 1986, p. 85.
14. Autor desconhecido; ver Elaine S. Dalton, “Teu Rosto Revela”, A Liahona, maio de 2006, p. 109.
15. Doutrina e Convênios 121:45–46.
16. Parley P. Pratt, Key to the Science of Theology, 10a ed., 1965, p. 101; grifo do autor.
17. Alma 5:14.
18. Doutrina e Convênios 84:38.
19. Doutrina e Convênios 25:3.
20. Doutrina e Convênios 25:2, 10, 13, 15.

Jovens de Nobre Estirpe

 

Élder L. Tom Perry
Quórum dos Doze Apóstolos
 

A única alegria e felicidade duradoura que encontrarão durante a experiência mortal será fruto de seguirem o Salvador.

 


Todos os anos, tiramos férias com a família e vamos para o Lago Bear. É uma semana empolgante em que tenho a oportunidade de conhecer melhor os meus netos. Nos últimos anos, ouvi-os falar de suas oportunidades e obstáculos. Eles falam-me a respeito da crescente pressão que é estar no mundo sem ser do mundo. O cinema, a televisão, a Internet, as roupas da moda, os estilos extravagantes, as atividades inadequadas ao dia do Senhor, etc. aumentam o efeito das tentações que enfrentam. Além do mais, a pressão dos amigos leva à difícil decisão entre fazer o que a maioria está fazendo ou defender os princípios ensinados pelos convertidos e dedicados pais e a Igreja. Este ano, decidi ser um pouco mais incisivo em meus conselhos a meus netos. Eu queria dar-lhes uma base para que resistissem às tentações e se desenvolvessem no complexo mundo de hoje. Nossas férias no lago duram quatro dias, assim decidi comprar uma pasta para cada um deles e inserir um tópico de discussão para cada dia. Para cada assunto havia algumas referências de escrituras e citações, que deveriam ser utilizadas para iniciar discussões proveitosas entre as gerações.
No primeiro dia, as discussões não despertaram muito interesse, mas a cada dia parecia haver mais participação. A experiência teve tanto sucesso que hoje eu gostaria de fazer de conta que sou o avô de todos os jovens que estão me ouvindo para ver se conseguimos estimular algumas discussões importantes em casa com seus pais.
1º Tópico: Gratidão pela Terra em que vivemos. Durante uma das primeiras conferências da Igreja, realizada em 2 de janeiro de 1831, o Senhor, por meio de revelação, deu ao Profeta Joseph Smith a visão de como Ele preza a Terra que criou para Seus filhos. Em Doutrina e Convênios 38:17­20, lemos:
"E fiz rica a Terra e eis que é o meu escabelo; portanto sobre ela tornarei a ficar de pé.
E agora vos ofereço e considero apropriado dar-vos maiores riquezas, sim, uma terra de promissão, uma terra que mana leite e mel, sobre a qual não haverá maldição quando o Senhor vier;
E dá-la-ei a vós, como terra de vossa herança, se a buscardes de todo o coração.
E este será meu convênio convosco: Vós a recebereis como terra de vossa herança e como herança de vossos filhos para sempre, enquanto a Terra durar; e tornareis a possuí-la na eternidade, para não mais passar."
O Senhor abençoou-nos com terras de promissão para que as desfrutássemos durante nossa provação mortal. Se as nações da Terra seguissem o caminho do Senhor continuamente, seriam uma bênção para Seus filhos aqui. De vocês jovens filhos e filhas especiais de Deus, Ele certamente espera que sejam gratos pelas ricas bênçãos que têm recebido Dele.
Com as bênçãos, obviamente, vêm as responsabilidades. Espera-se que demonstremos submissão a reis, presidentes, governantes e magistrados e obedeçamos, honremos e mantenhamos a lei. (Ver Regras de Fé 1:12.) Para obedecer, honrar e manter a lei, precisamos conhecê-la e vivê-la. Devemos ser bons cidadãos na Igreja, na escola, na comunidade. Devemos estar preparados para dar nossa contribuição prestando serviço ao próximo.
A melhor maneira que conheço para dar uma contribuição ao país em que vivemos é estarmos preparados para o futuro. O Senhor prometeu que se estivermos preparados, não precisaremos temer. Se nos esforçarmos para adquirir o máximo de instrução a nosso alcance, estaremos em melhores condições de ser auto-suficientes, e não ser um fardo para a sociedade em que vivemos.
Li no jornal algumas semanas atrás sobre a relação entre salário e grau de instrução. A diferença entre os ganhos de alguém que não se formou no curso secundário e alguém que se formou é de 38%. Entre uma pessoa que concluiu o curso secundário e outra que freqüentou parte de um curso superior, o aumento é de 20%, e entre quem tem diploma de curso secundário e quem tem diploma universitário, o aumento é de 56%. É, a educação realmente compensa. Nunca é cedo demais para determinar a direção que vocês desejam tomar em sua preparação. Não esperem até a hora de fazer a matrícula na faculdade para decidirem o que querem estudar. É um desperdício de tempo e dinheiro dedicar-se a uma área de estudos sem ter uma meta definida.
2º Tópico: Auto-estima. No oitavo salmo de Davi, ele deu-nos uma visão do que somos e de nossas oportunidades eternas. Disse ele:
"Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! ( . . . )
Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: ( . . . )
Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!" (Salmos 8:1, 3­6, 9)
Já se imaginaram alguma vez como um anjo menor coroado de honra e glória? Todos os filhos do nosso Pai Celestial são de grande valor à Sua vista. Se o Senhor vê grandeza em vocês, então de que forma vocês devem ver a si mesmos? Todos fomos abençoados com muitos talentos e habilidades. Alguns foram abençoados com o talento de cantar, outros de pintar, de falar, de dançar, de criar belos objetos com as mãos e outros de prestar serviço solidário. Certas pessoas podem ter muitos desses talentos, outras, só alguns. Não importa o tamanho ou a quantidade, e sim o esforço que fazemos para desenvolver os talentos e as habilidades que recebemos. Vocês não estão competindo com outras pessoas. Estão competindo apenas consigo mesmos, para fazer o melhor com o que quer que tenham recebido. Cada talento desenvolvido será de grande valia e lhes dará um formidável sentimento de satisfação e realização no decorrer da vida.
O dom quase universal que todos podemos desenvolver é o de uma atitude agradável, um temperamento tranqüilo. Isso lhes abrirá mais portas e trará mais oportunidades do que qualquer outra característica que eu consiga lembrar.
Lembrem-se também da promessa do Senhor relativa ao cuidado de nosso corpo físico. Se o mantivermos limpo, nutrindo-o corretamente, tendo o repouso adequado, encontraremos "sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, sim, tesouros ocultos". Nós "[correremos] e não [nos cansaremos], [caminharemos] e não [desfaleceremos]". (D&C 89:19­20)
Acima de tudo, devemos viver com esperança. No livro de Éter, no Livro de Mórmon, Morôni lembrou-nos:
"E também me lembro de que tu disseste haver preparado para o homem uma casa, sim, entre as mansões de teu Pai, na qual o homem pode ter uma esperança mais excelente; portanto o homem deve ter esperança; caso contrário não poderá receber uma herança no lugar que tu preparaste." (Éter 12:32)
Vivam com a esperança de que poderão conquistar, aperfeiçoar e desenvolver os grandiosos dons que o nosso Pai Celestial lhes concedeu e um dia "receber uma herança" entre as mansões do Pai.
3º Tópico: Amor à família. As palavras que o Profeta Joseph Smith registrou da extraordinária visita que recebeu do anjo Morôni na noite de 21 de setembro de 1823 incluem uma promessa especial feita às famílias:
"Eis que vos revelarei o Sacerdócio pela mão de Elias, o profeta, antes da vinda do grande e terrível dia do Senhor.
E ele plantará no coração dos filhos as promessas feitas aos pais e o coração dos filhos voltar-se-á para seus pais.
Se assim não fosse, toda a Terra seria completamente destruída na sua vinda." (D&C 2:1­3)
Essa grandiosa visão dada ao Profeta Joseph Smith reestabeleceu a doutrina das unidades familiares eternas. A família eterna é algo central no evangelho de nosso Salvador. Não haveria razão para Ele retornar à Terra para governar e dirigir Seu reino a menos que a unidade familiar eterna fosse estabelecida para os filhos do Pai Celestial. Quando entendemos o papel eterno da família, a formação e o fortalecimento de laços familiares sólidos assumem um significado ainda maior.
Acompanhei com grande interesse a chegada de mais uma neta à nossa família. Percebi a formação de um vínculo instantâneo entre ela e seus dois irmãos. Eles seguravam-na com grande cuidado, amor e carinho.
É muito importante que aprendam a valorizar o significado de pertencer a uma família eterna. Lembrem-se: vocês fazem parte de uma unidade eterna que exige o máximo de seu empenho. Tenham certeza de contribuir com cordialidade, bondade, compreensão, consideração e muito amor à sua família eterna.
O último tópico que incluí na pasta tinha como título "Amor a Deus". Nas revelações que o Profeta Joseph Smith recebeu em 1831, lemos:
"Portanto dou-lhes um mandamento que diz assim: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todo o teu poder, mente e força; e em nome de Jesus Cristo servi-lo-ás." (D&C 59:5)
O Senhor usou o coração como forma de descrever a natureza mais íntima de Seus filhos. As escrituras estão repletas de referências ao coração, tais como puro de coração, abundância no coração, coração feliz e assim por diante. Em I Samuel, lemos:
"( . . . ) Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." (I Samuel 16:7)
Temos no coração um sentimento de gratidão e devoção ao Pai? Somos unos de coração com Ele a quem devemos tudo? O teste de nossa devoção ao Senhor parece ser a maneira pela qual O servimos.
Temos bem fixado na alma o desejo de ser livres. O Senhor sabia disso quando nos concedeu a provação mortal. Com essa liberdade, contudo, vem a responsabilidade. Somos instruídos a não desperdiçar nosso tempo nem enterrar nosso talento, sem usá-lo. É esperado de nós que tornemos nossa vida melhor por meio de nossa própria iniciativa e nossos esforços. Cabe a nós desenvolver nossa relação com nosso Pai Eterno. Precisamos adquirir nosso próprio testemunho. Precisamos decidir se vamos moldar nossa vida pelos padrões do Senhor. Precisamos escolher como Josué quando disse: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor". (Josué 24:15)
Li recentemente um artigo que afirmava que se os empregadores não contratarem hoje jovens brilhantes na faixa dos dezesseis anos, com seu aguçado entendimento e sensibilidade para a tecnologia, sua empresa estará ultrapassada na próxima década. Que idade maravilhosa vocês estão vivendo. Junto com o aumento de suas oportunidades, contudo, vem o desafio de permanecerem perto do Senhor e serem obedientes à Sua lei. Essa é a forma de se conservarem fortes e capazes de resistir às inúmeras pressões do mundo.
A última folha da pasta que presenteei a meus netos continha meu testemunho pessoal da veracidade do evangelho de nosso Senhor e Salvador. Deixo meu testemunho com cada um de vocês, jovens maravilhosos, de que sei que Deus vive e guia Sua obra entre Seus filhos aqui na Terra. Sei que Ele enviou Seu Filho ao mundo como sacrifício expiatório por toda a humanidade, e os que abraçarem Seu evangelho e O seguirem terão a vida eterna, o maior dom que Deus concedeu a Seus filhos. Sei que Ele dirigiu a restauração do evangelho aqui na Terra por meio do ministério do Profeta Joseph Smith. Sei que a única alegria e felicidade duradoura que encontrarão durante a experiência mortal será fruto de seguirem o Salvador, obedecerem Sua lei e guardarem Seus mandamentos. Esse é meu testemunho a vocês, que são jovens excelentes, em nome de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Total de visualizações de página

Belas & Virtuosas Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino